As salas verdes apresentam um potencial fabuloso de delineamento e desenvolvimento de projetos,ações e programas educacionais voltados à questão ambiental,e que,portanto, podem cumprir um papel articulador e integrador nas localidades onde se encontram,de modo a não estarem desconexas do que se pensa e se faz no município com relação a Educação Ambiental.As Salas Verdes funcionam como espaços de promoção de sinergias entre instituições, pessoas, projetos, programas e ações locais...MMA
A Sala Verde de Educação Socioambiental Ecos do Jequi foiinaugurada em 22 de abril de 2007. Ela foi criada dentro da Funivale (funivale.blogspot.com)como um espaço de discussão, experimentação e prática da educação ambiental.A cada semestre organiza sua Rede de Parceiros para atender as demandas apresentadas pelas comunidades.Está sempre aberta a receber parceiros e contribuições de indivíduos.
O município de Serro será território prioritário das ações da Sala Verde em 2010. Um dos nossos parcerios será o Programa CUIDAR da Fundação Nestlé. Na primeira foto os consultores externos da Fundação Adelsin e Viviane Fortes conversam com a rede de parcerios sobre o programa Cuidar. Através desta parceria será oportunizada a formação de 16 horas para professores, supervisores e serviçais de 09 escolas e creches piloto do município:
O Programa de formação do CUIDAR da Fundação Nestlé terá abordagem
-Bem Cuidar da Natureza Humana -
“Meios de Fortalecer a Natureza Humana e a consciência ambiental, através de uma experiência viva e cotidiana com a Natureza.”
Formação I
A natureza do ser humano ainda novo - o brincar
Formação II
O ambiente da escola e da comunidade
Fotos: Lori Figueiró/ Centro de Cultura Memorial do Vale
O município de Serro possui inúmeras potencialidades ambientais no que se refere à abundância de nascentes de água, incluindo o Rio Jequitinhonha, vegetações espaciais de transição entre cerrado e mata atlântica, solos potenciais para produção da agricultura familiar, população rural considerável, área de proteção ambiental (APA), circuito estrada real. Mas assim como outros municípios possui também problemas ambientais preocupantes do ponto de vista da sustentabilidade. A produção e destino dos resíduos sólidos, a presença de atividades impactantes como mineração, criação de gado, extrativismo vegetal e mineral e a cultura preconceituosa sobre meio ambiente.
A educação ambiental pode ser um processo a ser implantado dentro do município para que a população auxilie o poder público a cuidar de seus espaços urbanos e rurais. Entretanto ninguém cuida e zela se não tiver sensibilizado, se não experimentar e gostar...
A educação ambiental assim como todo o processo educativo pode ser prazeroso, pode fazer parte do cotidiano das pessoas, mas os maiores resultados são gradativos e a longo prazo sendo necessário que a sensibilização para sua implantação seja feita o mais rapidamente possível através de ações pontuais e locais.
Memória – base de uma construçãoem rede:
No ano de 2010 a Sala Verde Ecos do Jequi estará priorizando suas atividades de educação ambiental no município de Serro uma vez que há demanda crescente e reflexões de que é dentro da nossa casa que precisamos dar o exemplo.
Assim buscou-se parceria com o programa Cuidar da Fundação Nestlé para viabilizar o trabalho de formação de professores, comunidades e sensibilização de pessoas no que chamamos de Fase I do projeto (1o semestre). A partir dos resultados e demandas do 1o semestre construiremos juntos a Fase II (2o semestre).
O primeiro passo foi o entendimento dos objetivos da Sala Verde e do Cuidar, realizado no mês de fevereiro de 2010. Após este afinamento, o próximo passo foi o envolvimento do poder público para que a proposta não fosse apenas uma iniciativa institucional e pudesse desencadear a construção de uma política de educação ambiental para o município de Serro.
Após observada a vontade das secretarias municipais em iniciar atividades de educação ambiental como proposta de trabalho, no dia 11 de março de 2010, reuniram- se para a criação de uma Rede de Educação Ambiental: Elaine: secretária municipal de educação, Eliane: secretária de cultura e turismo, Rodrigo: divisão de meio ambiente, Maria das Dores: secretária de promoção social, Sandra: Sala Verde Ecos do Jequi, Marcos IEF Serro e Viviane Fortes consultora externa da Fundação Nestlé.
A partir de então ficou acertado as duas vertentes de trabalho na educação formal e na educação não formal
Na educação ambiental formal
- O trabalho iniciará com as visitas e registro da realidade ambiental das escolas e creches piloto pela rede - nos dias 08 e 09 de abril
Grupo A:
- Foram indicadas escolas e creches municipais piloto do trabalho:
Desembargador Dario Lins (Capivari);
Dr. Fidelcino Viana (Pedra Redonda);
Professor Madureira (Brumado);
Professor Paixão (Várzea de Baixo);
Creche Maria Olívia (Serro/ M. do Vigário);
Creche D. Rita C. Araújo Costa (Serro/ Rua Velha);
Pré-escolar e educação infantil (São Gonçalo e Milho Verde)
Projeto Curumim (serro)
- Haverá encontro de formação de 70 professores, supervisores e serviçais em 16 horas das escolas e creches piloto (27 de abril e 25 de maio)
Abordagem:
- Bem Cuidar da Natureza Humana -
“Meios de Fortalecer a Natureza Humana e a consciência ambiental, através de uma experiência viva e cotidiana com a Natureza.”
Grupo B:
Foram organizados momentos de formação dos serviçais das outras escolas e creches de Serro que não serão piloto:
- Com as serviçais de todas as escolas do município, faremos um trabalho de sensibilização para as questões humanas e ambientais e incentivaremos a produção de sabão com o óleo de cozinha para ser feito nas escolas.
Educação Ambiental não formal:
- Será realizada, em 16 horas, formação de 20 monitores de programas da secretaria de promoção social, esportes do Clube de Mães e outras pessoas referências:
Abordagem:
- Bem Cuidar da Natureza Humana -
“Meios de Fortalecer a Natureza Humana e a consciência ambiental, através de uma experiência viva e cotidiana com a Natureza.”
- Será organizado/planejado melhor o envolvimento dos jovens nas atividades de educação ambiental nas comunidades, inclusive em parceria com as escolas
Outras ações:
Paralelamente à estas atividades serão organizadas ações de embelezamento das escolas e creches piloto. Especialmente na apresentação visual de seus espaços acontecerão:
· Momentos espontâneos de fotografia de pessoas, lugares e paisagens das comunidades que servirão para “enfeitar” as escolas. Exemplo: em Ausente montar um cantinho com fotos e textos sobre Seu Crispin, montar “biblioteca” com publicações e arquivos nos quais seu nome e da comunidade são mencionados...
· Confecção de vasos de flores e ou canteiros de plantas medicinais. As professoras poderão fazer projetos para estudar plantas...
· Cantinhos de estocagem de papel a ser reutilizado, local para enterrar lixo do banheiro etc...
· Em todos os encontros e contatos serão combinadas regras de cuidado como não utilização de materiais descartáveis nas escolas e creches, uso de materiais e recursos locais para as atividades,
· Especialmente (mas não somente) com as cantineiras e serviçais serão combinados questões ligadas à qualidade alimentar, a importância de se manter espaços bem cuidados, jardins e hortas
· Foi acertada a parceria com a Escola Agrotécnica de Serro para acompanhamento das hortas (Arlison) e jardins (Danila) das escolas piloto.
Para o monitoramento será elaborado um formulário que deverá ser preenchido pela supervisora pedagógica (?) bimestralmente para acompanhamento das conquistas e dificuldades de cada escola ou creche.
Eventos na semana do meio ambiente e encerramento da 1ª fase do Projeto Serro:
- A verificar possibilidade: cercamento de área ciliar do rio Jequitinhonha próximo à Três Barras – o IEF acompanhará a atividade e cederá o arame e postes. Será um dia com atividades de educação ambiental e outras
- Passeata de sensibilização em Serro com todos os participantes das capacitações e outras pessoas com atividades culturais e outros
- Plantio de mudas simbólicas na área ciliar do Córrego dos Vinténs em Serro -o IEF acompanhará a atividade e cederá o arame e postes.
Investimentos:
As secretarias: responsáveis pelos transportes, convocação e sensibilização dos participantes
A Fundação Nestlé: alimentações, materiais, capacitação
Sala Verde: Equipamentos (data show, máquinas digitais, filmadoras, computadores) e articular a implantação do que é possível fazer extra formação: hortas e jardins, embelezamento dos espaços, mobilização das comunidades e envolvidos etc.
Datas das reuniões de conselhos dos quais participamos...2011
1 - Conselho Consultivo da APA Águas Vertentes
representante: Laerte da Cunha - Diretor Social da Funivale
15 de junho
13 de setembro
30 de novembro
2 - JQ1 Comitê de Bacia Hidrográfica do Jequitinhonha
representantes: Luiz Felipe Mota - Sócio da Funivale
Mártin Wilhelm Kuhne - presidente da Funivale
25 de Fevereiro – José Gonçalves de minas
29 de Abril - Bocaiúva
22 de Junho – Fruta de Leite
26 de Agosto – Leme do Prado
28 de Outubro – Riacho dos Machados
16 de Dezembro – Serro
AGENDA 2011 - FIQUE DE OLHO!
09 à 15 de janeiro: XIV Festival de Férias de São Gonçalo
02 de fevereiro: Encontro Anual de parceiros da Funivale
09 de fevereiro: Reunião com órgãos e entidades com interesse em educação ambiental, patrimonial e cultural.
15 à 25 de fevereiro: organização e formalização das parcerias 2011
17 de março: Reunião de parceiros na sede do Parque Estadual do Pico do Itambé - organização do material de formação dos professores
23 de abril: Reunião de formação do grupo de Agentes Ambientais de Milho Verde
25 de março: Reunião de formação do grupo de Agentes Ambientais de São Gonçalo
02 de abril: Intervenção Comunitária para a Cultura Ambiental, Patrimonial e Cultural na comunidade de Vau - Diamantina
07 de abril: reunião com professores do ensino médio da escola Estadual Leopoldo Pereira em Milho Verde
09 de abril: Encontro Construindo a Identidade dos Agentes Ambientais (São Gonçalo)
11 de abril: reunião com professores do ensino fundamental da escola Estadual Leopoldo Pereira em Milho Verde
14 de abril: Encontro Planejamento de Atividades dos Agentes Ambientais
30 de Abril: Intervenção Comunitária para a Cultura Ambiental e Patrimonial na comunidade de São Gonçalo com a Escola Estadual mestra Virgínia Reis - I Parte
11 de Maio: Intervenção Comunitária para a Cultura Ambiental e Patrimonial na comunidade de Milho Verde com a Escola Estadual Leopoldo Pereira - I Parte
18 de Maio: Intervenção Comunitária para a Cultura Ambiental e Patrimonial na comunidade de Milho Verde com a Escola Estadual Leopoldo Pereira - II Parte - Sensibilização Projeto Ciranda das Coisas do Coração
19 de Maio: Intervenção Comunitária para a Cultura Ambiental e Patrimonial na comunidade de na comunidade de Jacutinga - sensibilização na escolaProjeto Ciranda das Coisas do Coração
07 de Maio: Caminhada ecológica e estudo na área do Monumento Natural - Serra dos Santos e Lajeado em Milho Verde
20 de Maio: Intervenção Comunitária para a Cultura Ambiental e Patrimonial na comunidade de Capivari - sensibilização na escola Projeto Ciranda das Coisas do Coração
20 de Maio: Intervenção Comunitária para a Cultura Ambiental e Patrimonial na comunidade de São Gonçalo do Rio das Pedras - II Parte - sensibilização na escola Projeto Ciranda das Coisas do Coração
21 e 22 de Maio: Intercâmbio dos Agentes Ambientais - UC Parque Estadual do Biribiri
11 e 12 de Junho:Intercâmbio dos Agentes Ambientais - UC Parque Estadual de Santo Antônio do Itambé
01 de julho - formação dos professores das escolas de Santo Antônio do Itambé (Biodiversidade, Educação Patrimonial e Educação Para Resíduos Sólidos) na sede do Parque Estadual do Pico do Itambé
05 de julho - Formação dos professores das escolas de Serro pertencentes a APA das Águas Vertentes na escola de São Gonçalo do Rio das Pedras
16, 17 e 18 de Julho: Intervenção Comunitária na comunidade de São Gonçalo do Rio das Pedras - III Parte - Encontro Regional de Contadores de Casos - Projeto Ciranda das Coisas do Coração
25,26,27 de agosto: Participação especial da Sala Verde - Férias no Parque (no Parque Estadual do Pico do Itambé)
16, 17, 18 e 19 de agosto: Curso de Educação Ambiental do DER - comunidades da pavimentãção da estrada Serro - Diamantina
10,11 e 12 de agosto: Encaminhamento dos jovens agentes ambientais para o Encontro Regional da Juventude em Montes Claros
25 de agosto: Mutirão de limpeza do Rio das Pedras Miúdas e ruas de São Gonçalo do Rio das Pedras
JUNHO Formação: 07: Formação de professores: Brumado, Pedra Redonda e Várzea de Baixo e monitores do CRAS Brincandolê e Projovem na escola de Brumado (saída de ônibus da rodoviária 07:oo) 10: Formação de professores: Curumin, creches do Morro do Vigário e Rua Velha e monitores do CRAS Brincandolê e Projovem na sede do Curumim 11: Formação de professores: Capivari, Milho Verde e São Gonçalo e monitores do CRAS Brincandolê e Projovem na sede da Sala Verde - na Funivale Atividades: 07 à 23:Campanha Minha Comunidade Mais Bonita com a Associação Sempre Viva, agentes de saúde e escola Mestra Virgínia- em São Gonçalo do Rio das Pedras 07 à 23: Curso de entalhe das placas educativas na Casinha de Cultura - Clube de Mães 01 e 02:Reunião com parceiros de São Gonçalo para organização das atividades de educação ambiental na comunidade 23: Educação ambiental em São Gonçalo: arte - educação na Escola Mestra Virgínia Reis, Encontro das Lavadeiras, Exposição dos trabalhos das crianças da creche e pré-escola, plantio de mudas na ponte do Rio das Pedras, Pequenique e Música pelas águas. 15: reunião na comunidade de Três Barras para finalização da organização das atividades 25: Educação Ambiental na comunidade de Três Barras: oficina de quitandas, oficina de biofertilizante e poda de frutíferas, arte- educação apra crianças da escola, Caminhada e Pequenique educativo ao Poção de Três Barras MAIO 05: Participação da Sala Verde na oficina em Diamantina 06 e 07: Organização do trabalho do dia 13 e 14 13: Encontro de formação com os monitores do CRAS 14: Encontro de formação das creches de São Gonçalo, Milho Verde e escola de Capivari 14: Reunião da rede de parceiros para organização dos trabalhos nas comunidades de São Gonçalo (lixo e água) e Três Barras - 15:00 na sede da Funivale 24: Reunião com professoras da Escola Estadual Mestra Virgínia Reis em São Gonçalo - Programações de Junho 28: Em serro: Reunião com supervisoras da sec. Munic. de educação de Serro e rede de parceiros - Relato sobre Formação I do Cuidar, Programação da Formação II, planejamento das atividades em Três Barras e São Gonçalo, Sobre as hortas e jardins
ABRIL 08:Visita às escolas piloto (Várzea de Baixo, Brumado e Pedra Redonda, 02 creches da cidade e Curumim) 09: Visita às escolas piloto (Capivari, São Gonçalo) 19 e 22 : Organização final projeto para captação de recursos - Fase II 23: Entrega da 1a remessa de mudas para o jardim da 1a creche 23: Reunião com secretária de educação de Serro e Supervisoras para fechamento dos encontros de formação dos professores 27: Formação de professores: Brumado, Pedra Redonda e Várzea de Baixo 28: Formação de professores: Curumin, creches do Morro do Vigário e Rua Velha 28: Reunião da rede